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segunda-feira, 14 de maio de 2012

Born This Way


 È o segundo álbum de estúdio e terceiro lançamento da cantoracompositora e produtora musical norte-americana de música pop,Lady Gaga.[6] Foi lançado em 23 de Maio de 2011 pela editora discográfica Interscope Records como um acompanhamento ao seu sucesso internacional The Fame (2008) e o extended play The Fame Monster (2009).[1] Born This Way é notavelmente diferente de The Fame e The Fame Monster, como incorpora uma ampla gama de elementos de vários géneros musicais, como a ópera, o heavy metal, o disco e o rock and roll, e funde os elementos com sons de electropop e dance. O álbum também é fortemente inspirado pelo synthpop e pela música electrónica dasdécadas de 1980 e 1990. No álbum, os temas centrais incluem a religião, o feminismo e a sexualidade. Na gravação das canções, Gaga trabalhou com vários produtores, incluindo RedOne, o único dos produtores que também trabalhou em seus lançamentos anteriores, a própria Lady Gaga, que actuou como co-produtora, Fernando Garibay, Jeppe Laursen e DJ White Shadow. Com Born This Way, a cantora teve mais controle de sua direcção musical e composição.
A primeira produção ocorreu no início de 2010, com sessões de gravação tendo lugar em estúdios de gravação ao redor do mundo. O título foi revelado em Setembro nos MTV Video Music Awards de 2010, após a vitória de Gaga na categoria "Vídeo do Ano" para "Bad Romance".[7] Apenas uma semana antes do seu lançamento, o conteúdo vazou online, mas foi imediatamente removido devido a violação de direitos de autor.[8]
De Born This Way surgiram cinco singles. O primeiro, "Born This Way", alcançou o topo das tabelas de trinta e um países, incluindo a Billboard Hot 100 nos Estados Unidos, se tornando no seu terceiro single a atingir o pico nessa posição. Ele se tornou no single com a venda mais rápida da história da iTunes Store, tendo vendido mais de um milhão de cópias em seus primeiros cinco dias de lançamento.[9] "Judas" foi o segundo single. A canção atingiu o pico entre as dez melhores colocações de dezanove países, incluindo os EUA. "The Edge of Glory", lançado originalmente como um dos dois singles promocionais propostos, foi feito em pouco tempo como o terceiro single do álbum devido a boas vendas no iTunes. Estreou no número três da Billboard Hot 100 e liderou a tabela de singles do Brasil, da Eslováquia, da Coreia do Sul e do Japão.[10][11][12] O quartosingle é a faixa "Yoü and I". A canção estreou na Hot 100 americana no número trina e seis, tendo mais tarde atingido o pico no número seis. "Marry the Night" foi anunciado como o quinto single em 28 de Setembro de 2011. Estreou na Billboard Hot 100 no número setenta e nove e naCanadian Hot 100 no número noventa e nove. O único single promocional, "Hair", atingiu um pico de número doze na Billboard Hot 100 e entrou nas tabelas musicais de dezesseis países.
Considerado um dos álbuns mais esperados de 2011, foi recebido com opiniões positivas da crítica contemporânea especializada em geral, que elogiou os vocais de Gaga e os estilos musicais variados do álbum.[13] No entanto, o uso repetitivo da palavra "Jesus", além do emprego de sinos de igreja e vozes de monge em muitas das faixas do álbum, incluindo em "Marry the Night", "Bloody Mary" e "Electric Chapel", resultaram em reacções negativas de algumas sociedades cristãs, incluindo as do Líbano, onde Born This Way foi temporariamente banido. Apesar de tais conflitos, Born This Way liderou as tabelas em vinte e três países. Estreou no topo da Billboard 200 nos EUA com a primeira semana de vendas de um milhão e onze mil cópias, a maior de 2011 naquela tabela.[14] Mais de 430 mil destas vendas foram a um preço especial de US$ 0,99, que aAmazon.com ofereceu por dois dias durante a primeira semana do lançamento do álbum.

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