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segunda-feira, 14 de maio de 2012

Sinopse



Uma parte do vídeo é dedicada ao musical da BroadwayCabaret.[66] O vídeo começa com um número de cadetes do exército sentados em sofás de couro e mesas de vidro, onde eles estão aparentemente dormindo, excepto um. Então, você vê soldados marchando e fazendo movimentos de ataque, cinco deles têm alguns artefactos de ferro, que parecem ser instrumentos de tortura. Abaixo aparece Lady Gaga, com um extravagante casco preto com dois binóculos e sentada em uma cadeira em cima do que parece ser um edifício medieval, onde ela olha para fora de uma janela e repara que está nevando lá fora. Então, você vê uma procissão onde alguns cadetes estão carregando um caixão, enquanto Gaga vai em frente com um véu preto estranho, e em suas mãos ela carrega uma almofada que representa um coração congelado com unhas embutidas. Nesta cena você vai notar que as unhas formam a letra "A". Neste momento, a música começa a tocar e mostra um homem usando um capacete com pontos e uma pistola de ouro, que na verdade é Evandro Soldati. Em seguida, ele vê um grupo de soldados que começam a dançar a música, vestindo botas pretas e roupas íntimas, com um corte de cabelo do estilo fungo, como usado pelos homens do exército na Segunda Guerra Mundial. Gaga é então vista como a personagem Sally Bowles de Cabaret, dançando e simulando actos sexuais com três homens em um palco com duas camas individuais cercado por luzes, todos vestindo apenas roupas íntimas, alternando entre Gaga deitada em uma cama maior vestida de freira com roupa de látex de cor vermelha.[67] Ela aparece vestida com uma túnica branca com capuz, uma reminiscência da Joana d'Arc, com seus dançarinos, alternando entre ela como freira engolindo um rosário.[68] Depois disso, Gaga e seus dançarinos são mostrados em uma sequência a preto-e-branco em seus uniformes realizando um tributo dedicado ao falecido coreógrafo Bob Fosse, que ganhou um Oscar pela direcção da versão cinematográfica de Cabaret.[69] Gaga é vista em um bob loiro e um equipamento semelhante a um dos trajes usados nas apresentações ao vivo de Liza Minnelli. Os vídeo muda para uma cena dela usando um sutiã equipado com uma arma AR-15 e seus dançarinos realizando uma outra rotina de dança. Ela é, então, mostrada na discoteca vazia, com cenas de guerra sendo mostradas em flashes, e o soldado solitário aparece novamente.[70]Voltando à cena da Joana d'Arc, ela luta com seus dançarinos e tira a sua roupa. O vídeo termina com ela vestida de freira, com o filme afastando-se da sua face.[66] Klein explicou que o vídeo era "sobre o desejo de uma mulher para ressuscitar um amor morto e que não pode enfrentar a brutalidade da sua situação actual. A dor de viver sem o seu verdadeiro amor."[71]

[editar]Recepção

A cantora Katy Perry criticou o vídeo pelo uso de blasfémia.
James Montgomery da MTV comentou que "Gaga criou um mundo que, embora opressivo, também parece óptimo."[66] Em uma parte separada, Montgomery acrescentou que "... ela pode ter finalmente chegado ao ponto em sua carreira, onde nem mesmo ela pode superar-se."[72] A crítica Monica Herrera viu o vídeo como um híbrido de "Like a Prayer" da Madonna, e "Rhythm Nation" da Janet Jackson.[9] Ela explicou, "a controvérsia religiosa [de Alejandro] é a mesma que a do vídeo de 'Like a Prayer' da Madonna, uma vez que, misturando imagens católicas como o rosário e as vestimentas de freira com sugestões sexuais."[9] Kyle Anderson também da MTV encontrou referências ao filme de 1996 da Madonna, Evita, e os vídeos de suas músicas "Like a Prayer", "Human Nature" e "Vogue".[73] Anthony Benigno do Daily News sentiu que "o choque do novo vídeo musical da cantora [...] está repleto de imagens de S&M que faz com que pareça a resposta softcore ao The Matrix.[67] Randall Roberts do Los Angeles Timesdisse que "o clipe reforça a noção de que ninguém entende a convergência da imagem e música melhor que Gaga".[74] Jed Gottlieb do Boston Herald, disse que "os enredos [do vídeo] sao difíceis de decifrar, mas não claramente são sobre uma história que termina com um 'feliz para sempre'".[75]Devon Thomas da CBS News comparou o vídeo a era Blond Ambition World Tour, uma digressão da Madonna, dizendo que "[este vídeo] é uma carta de amor visual a [Madonna]".[76] Jen Dose do National Post comentou que "o novo vídeo de Gaga para 'Alejandro' certamente traz a loucura que todos nós temos vindo a esperar dela. É como uma homenagem de 8+ minutos a Madonna com alguns gays nazistas lançados em boa medida".[77] Julie Moult do Daily Mail disse que "[Após o vídeo], ninguém poderia acusar Lady Gaga de ser do tipo tímida e reservada".[70] Lyndsey Parker do Yahoo! Music, disse que "desta vez, parece haver uma mensagem por trás da loucura de Gaga. As pessoas vão ouvir o que ela tem a dizer? De qualquer forma, este é outro vídeo de Lady Gaga que será impossível de ignorar."[78] De acordo com Daniel Kreps da revista Rolling Stone, "o vídeo mostra todos com uma roupa de avant-garde, a dança criativa e os marremotos de imagem que fazem os olhos ficarem esbugalhados". Kreps disse também que "ao contrário de outros projectos feitos a technicolor por Gaga agora, 'Alejandro' ocorre em uma atmosfera cinza silenciada, como o vídeo feito por David Finchner chamado 'Vogue' de Madonna porque dá a sensação de um vídeo da era do cinema mudo que evoca a fotografia a preto e branco".[79] Klein foi entrevistado pela revista Rolling Stone, onde ele comentou sobre várias coisas sobre o vídeo:
"Gaga gosta dos gestos épicos. Se ajusta a sua personalidade. Combina a dança, a narrativa e atributos ao surrealismo. O processo consistia em expressar o desejo de Lady Gaga para revelar o seu coração e elevar a sua alma. Em um vídeo musical nunca há tempo suficiente para mostrar tudo. Planeamos muito e conseguimos muito disso, mas é claro, algumas coisas não foram moldadas por falta de tempo."
A cantora Katy Perry escreveu em seu Twitter que "usar blasfêmia como entretenimento é um acto de tão de mau gosto como quando um comediante conta uma piada de peido." O The Huffington Post verificou que embora Gaga não foi mencionada directamente pelo nome, foi definitivamente um golpe de Perry para Lady Gaga.[80] Em uma entrevista ao programa Le 6/9 da NRJ Radio, Perry disse que o tweet não foi apenas sobre Gaga, informando que ele foi baseado em sua visão pessoal da religião naquela época.[81]

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