Páginas

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Contexto e desenvolvimento


Em Março de 2010, durante uma entrevista à MTV do Reino Unido, Gaga afirmou que havia começado a trabalhar no seu novo álbum de estúdio e já tinha terminado de escrever o tema central do mesmo. Ela disse: "Está escrito o tema central do disco, sem dúvida este é o meu melhor trabalho até à data. A mensagem, a melodia, a direcção, o sentido. É uma libertação total."[15] Três meses depois, em entrevista à Rolling Stone, afirmou que seu segundo disco tinha sido concluído, mas não seria lançado até 2011. "Eu tenho trabalhado nisto há meses, e sinto fortemente que foi concluído agora. Alguns artistas levam anos. Mas eu não. Foi rápido, pois escrevo todos os dias..."[16]
Cquote1.svgEle (será) o hino da nossa geração. Ele inclui a melhor música que eu já escrevi. Eu já escrevi o primeiro single do novo álbum e eu prometo a você que este álbum é o maior da minha carreira.Cquote2.svg
— Gaga falando sobre Born This Way em entrevista a Rolling Stone.
No último trimestre de 2010, Troy Carter, empresário de Gaga, e o frequente colaborador/produtor da cantora, RedOne, deram opiniões pessoais sobre o álbum.[17] Carter disse: "Estamos muito animados por (Born This Way). Nós estamos começando a reproduzir um pouco para as pessoas e a obter uma sensação sobre ele, e ela fez um trabalho incrível, um trabalho realmente incrível. Bem, você sabe, não é onde eu sigo a partir de um ponto de vista empresarial, é mais sobre onde ela segue de uma forma criativa, porque, verdade seja dita, nós construímos o negócio em torno de sua infra-estrutura de criação e o negócio que foi construído é exclusivo para Lady Gaga".[17] RedOne adicionou: "Eu acho que este é mais o seu álbum de liberdade. (... Este) disco que ela está fazendo é precioso demais para falar. (...) Eu acho que é muito precioso para eu falar sobre ele".[17]
Inicialmente, Gaga disse que anunciaria o nome do disco no final do ano, mas essa decisão não se materializou quando em 12 de Setembro de 2010, durante a cerimónia dos MTV Video Music Awards de 2010, Gaga recebeu o prémio de "Melhor Vídeo do Ano" por "Bad Romance", tendo de seguida, anunciado o nome do seu segundo álbum de estúdio.[18]
Em entrevista à British Broadcasting Corporation (BBC), a cantora confirmou que o primeiro single seria lançado em Fevereiro de 2011, e que o álbum seria lançado "em breve".[2] Em 1 de Março de 2011, o sítio da MTV anunciou que Gaga iria estrear uma nova canção do álbum no desfile de Thierry Mugler, que teve lugar na quarta-feira, 2 de Março de 2011.[19] O dito finalmente aconteceu, revelando assim, a canção "Government Hooker".[20] A este respeito, DJ White Shadow, que confirmou ser o produtor musical da mesma, disse que a música é "uma besta".[20]Também afirmou que Born This Way "não é um álbum pop, é uma obra de arte de música pop".[20] Em uma entrevista com a estação de rádio KISS FM, a artista confirmou que o álbum não teria colaborações com outros cantores. Ela disse especificamente que "quer sustentar-se em seus próprios pés. Eu trabalhei com a minha mulher favorita do negócio", referindo-se a Beyoncé Knowles.[21][22] Em 17 de Abril, através de uma entrevista, a cantora relatou que o disco teria duas versões: uma que é a edição especial que contém dezassete canções e cinco remixes, enquanto outra, a versão padrão com quatorze músicas.[23] Lady Gaga colaborou com o ex-guitarrista da banda QueenBrian May, na canção "Yoü and I", que trouxe a guitarra elétrica.[24]
Com as sessões de gravação em autocarros de digressão, as sessões de mixagem e de gravação ocorreram em vários estúdios ao redor do mundo. Entre eles, Abbey Road Studios emLondresInglaterraStudios 301 em SydneyAustrália, Sing Sing Studios em MelbourneAustrália, Gang Studios em ParisFrançaLivingroom Studios em OsloNoruega, Allerton Hill no Reino Unido, Warehouse Productions Studio em OmahaNebraskaStudio at the Palms em Las VegasNevadaOfficine Meccaniche em MilãoItália, Miami Beach Recording Studio em Miami Beach,Flórida e Germano Studios em Nova IorqueNova Iorque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário